sábado, 20 de agosto de 2022

Titanic 1927 Leg

Baixar Titanic 1927 Leg
Baixar Titanic 1927 Leg
Baixar Titanic 1927 Leg


Um comentário:

  1. O diretor desta raridade postada pela Solange (raridade preservada pelo Museu de Arte Moderna de New York) é uma lenda na história do cinema: Allan Dwan (1885-1981).
    O Projetor Antigo tem vários filmes dele e se destacam neste acervo: "Suez" (com Tyrone Power), "Robin Hood" (com Douglas Fairbanks), "Selvas Indomáveis" (com Robert Ryan), "Chutando Milhões" (com Dennis O'Keefe), "Matar para viver" (com Ray Milland) entre outros.
    Se existiu diretor mais prolífico que ele (mais de 1.500 filmes, do cinema mudo ao falado, de 1911 a 1961) e mais eclético, eu desconheço. Fora que, como neste filme postado pela Solange, ele era o roteirista, diretor, iluminador e editor.
    Recomendo o livro "Afinal, quem faz os filmes" do recentemente falecido Peter Bogdanovich (1939-2022) que traz uma entrevista fantástica com Dwan.
    Bogdanovich era admirador dele e se tornou, no final da vida de Dwan, um grande amigo.
    Vale a pena ver este filme que, desculpando o título nacional, lamentavelmente apelativo para atrair incautos, tem uma historia legal e humana, contada e filmada de forma simples por Dwan e, como ele mesmo dizia: "...o Cinema não sai de dentro da gente...Cada vez que leio um livro, a minha imaginação faz um filme."
    E palmas para a prolífica postadora de grandes filmes, a nossa "Dwan" de saias, a infatigável Solange, a idealizadora intrépida do Projetor Antigo que, dia após dia, com suas postagens, faz a alegria de todos nós.

    ResponderExcluir