Este foi um dos westerns que marcaram a década de 60 e com justiça. Com um elenco estelar e que catapultou as carreiras de Steve McQueen, James Coburn, Charles Bronson e Robert Vaughn. E consolidou a de Yul Brynner e Eli Wallach. A história não era original pois foi uma versão ocidental do ótimo filme oriental de Akira Kurosawa, "Os Sete Samurais" (1954). Mas e daí, eu pergunto. Uma boa história, quando dirigida com competência, e John Sturges era um diretor pra lá de competente, tem tudo para se sobresair, mesmo sendo uma versão americana, e este filme é uma ótima diversão. E, claro, não se pode falar deste filme sem citar a magnífica trilha sonora de Elmer Bernstein (1922-2004), cujo tema principal virou tão marcante que fez parte por anos da marca de cigarro Marlboro. A trilha foi indicada ao Oscar mas perdeu para a também marcante trilha de Ernest Gold para o filme "Exodus". Aquele ano ainda tinha a memorável trilha de Dimitri Tiomkin para o filme de John Wayne, "O Álamo". Parada torta para os membros da Academia decidirem mas eu, humildemente, teria votado a favor de Bernstein. Mais uma ótima postagem da Solange e ainda por cima com a dublagem brasileira que, acho eu, deve ser a da Herbert Richers mas, se for a da Álamo, estaremos também bem servidos. Portanto, obrigado à infatigável Solange.
Quero agradecer por postar tantos filmes...
ResponderExcluirEste foi um dos westerns que marcaram a década de 60 e com justiça. Com um elenco estelar e que catapultou as carreiras de Steve McQueen, James Coburn, Charles Bronson e Robert Vaughn.
ResponderExcluirE consolidou a de Yul Brynner e Eli Wallach.
A história não era original pois foi uma versão ocidental do ótimo filme oriental de Akira Kurosawa, "Os Sete Samurais" (1954). Mas e daí, eu pergunto. Uma boa história, quando dirigida com competência, e John Sturges era um diretor pra lá de competente, tem tudo para se sobresair, mesmo sendo uma versão americana, e este filme é uma ótima diversão.
E, claro, não se pode falar deste filme sem citar a magnífica trilha sonora de Elmer Bernstein (1922-2004), cujo tema principal virou tão marcante que fez parte por anos da marca de cigarro Marlboro.
A trilha foi indicada ao Oscar mas perdeu para a também marcante trilha de Ernest Gold para o filme "Exodus". Aquele ano ainda tinha a memorável trilha de Dimitri Tiomkin para o filme de John Wayne, "O Álamo". Parada torta para os membros da Academia decidirem mas eu, humildemente, teria votado a favor de Bernstein.
Mais uma ótima postagem da Solange e ainda por cima com a dublagem brasileira que, acho eu, deve ser a da Herbert Richers mas, se for a da Álamo, estaremos também bem servidos.
Portanto, obrigado à infatigável Solange.