quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Os Espiões 1957 Leg

O projetorantigo agora está no Telegram
Baixar Os Espiões 1957 Leg
Baixar Os Espiões 1957 Leg


2 comentários:

  1. Se eu ganhasse dinheiro prevendo os filmes que o Projetor Antigo postaria todos os dias, eu não teria um níquel no bolso.
    O que virá agora, penso eu. Um clássico de Hollywood? Um thriller dos anos 60 ou 70? Um belo musical? Um western? Um clássico do cinema mudo?
    Bem, quebrei a cara de novo, mas sempre com prazer.

    O Projetor Antigo surpreende e posta um pouco visto, pelo menos no Brasil, filme do diretor mais Hitchcockiano de todos (sorry Truffaut, sorry Brian de Palma, sorry Chabrol):
    Henri-Georges Clouzot (1907-1977).

    Claro, eu sei, as obras-primas dele são "As Diabólicas" e "O Salário do Medo", e ambas com a importante participação de sua esposa brasileira, a talentosa mas precocemente falecida Vera Amado (1913-1960), filha de Gilberto Amado e prima de Jorge Amado.
    E "Os Espiões", tristemente, foi o último filme da carreira de Vera Clouzot como atriz, ela morreria 3 anos depois, de infarto em Paris e, de sua morte, Clouzot nunca se recuperou completamente e sua carreira declinou a partir daí.

    Pois então, parafraseando Geraldo Vandré, "prepare o seu coração", esqueça a Hollywood de hoje, cheia de grana e lacração, mas pobre em talento, e assista a este peculiar e interessante filme do talentoso Henri-Georges Clouzot.

    E, já pedindo desculpas pelo meu francês de colégio (no meu tempo, em algumas escolas, se ensinava francês) eu termino com um singelo:
    Et pour couronner le tout, Merci beaucoup, Projetor Antigo.

    ResponderExcluir
  2. A melhor frase do filme e que escancara a hipocrisia de muita gente: "São sempre os pacifistas que declaram as Guerras".
    Na mosca! Palmas para Henri-Georges Clouzot e seu roteiro.

    ResponderExcluir